Home Política Dino anuncia transferência de 13 presos para presídios federais

Dino anuncia transferência de 13 presos para presídios federais

491
0

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, anunciou a transferência, para presídios federais, de 13 presos do sistema prisional do estado do Amazonas.

Segundo o ministro, a medida é necessária em razão de disputas de facções no estado, que têm elevado a insegurança no Amazonas.

“Nós temos uma crise de segurança pública [no Amazonas], envolvendo disputa entre facções. E nós estamos, hoje, avançando, por intermédio da Polícia Penal Federal, na transferência de presos do sistema penitenciário estadual para o sistema penitenciário federal”, disse.

“A expectativa da Polícia Penal Federal é que haja a transferência de 13 presos faccionados, ou líderes de facções no estado do Amazonas, para o sistema federal”, completou Dino.

De acordo com o ministro, a medida tem o objetivo de ajudar no enfrentamento à crise de segurança no estado e prevenir uma situação “mais aguda” no Amazonas.

3º estado mais violento

Segundo o Anuário de Segurança Pública de 2022, o estado do Amazonas é o terceiro mais violento do país.

De acordo com o levantamento, o estado tem uma taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) de 38,8 mortes por 100 mil pessoas.

Em números absolutos, o Amazonas registrou 1.531 mortes violentas em 2022. O dado representa uma queda de 9,3%, na comparação com o ano anterior, quando o estado registrou 1.672 mortes violentas.

A capital Manaus aparece na lista das 50 cidades mais violentas do país, com uma taxa de 53,4 mortes por 100 mil pessoas. A capital ocupa a 23ª posição no ranking.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here