Home Política Equipe de Lula visita em Brasília local de transição de governo

Equipe de Lula visita em Brasília local de transição de governo

565
0
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, durante entrevista coletiva após reunião com o relator-geral do Orçamento 2023, senador Marcelo Castro, e equipe de transição.

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-senador Aloizio Mercadante visitaram em Brasília o local que será utilizado em Brasília para abrigar a transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula.

O governo federal destinou uma parte do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para receber os trabalhos.

O local fica a sete quilômetros do Palácio do Planalto e já foi utilizado em outras ocasiões para abrigar a transição de governo. Isto aconteceu, por exemplo, em 2018, quando o governo Michel Temer fez a transição para o governo Bolsonaro.

Mais cedo, nesta sexta, foi publicada no “Diário Oficial da União” a nomeação do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin como coordenador da transição

A presidente do PT informou que a equipe de transição deve começar a trabalhar no CCBB na segunda (7).

“A ideia é que a partir de segunda-feira a gente já comece a ocupar o espaço. Não com toda a equipe formada, mas já com a equipe de administração, que vai fazer essa parte de apoio para que quando a equipe da transição mesmo das áreas temáticas chegue, esteja tudo pronto”, disse.

De acordo com ela, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ir a Brasília na próxima semana.

“Há uma possibilidade dele (Lula) estar aqui na semana que vem, mas vamos discutir na segunda a agenda”, disse Gleisi Hoffmann.

Ela foi questionada ainda sobre o valor do salário mínimo em 2023, cujo aumento real foi promessa de campanha de Lula. De acordo com a presidente do PT, o valor está sendo discutido.

Equipe de transição

A equipe de transição de Lula, coordenada por Alckmin, trabalhará no CCBB em Brasília até a posse do novo governo, em 1º de janeiro de 2023.

Por lei, o futuro governo tem direito a 50 cargos remunerados para a equipe de transição. A expectativa é que os escolhidos sejam anunciados e nomeados a partir da próxima semana.

O time receberá informações oficiais da administração pública e preparará as medidas da nova gestão.

Paralelamente a isso, o Tribunal de Contas da União (TCU) criou um comitê para acompanhar os atos da equipe de transição e o fornecimento de informações pelo atual governo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here