Home Destaques ‘Estamos abandonados, político só aparece aqui em época de eleição’

‘Estamos abandonados, político só aparece aqui em época de eleição’

141
0

Moradores da região de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo, passaram a madrugada tentando limpar os estragos provocados nas residências pelo temporal que atingiu a capital .

Para a população local, o sentimento é de abandono do poder público.

“A gente está aqui abandonado. Toda eleição que tem, época de campanha, eles vêm aqui, prometem mil coisas. Só que não fazem nada. Não tomam providência de nada”, disse a aposentada Cleuza, que mora no bairro há mais de 30 anos.

Na Rua Mário de Salles Oliveira Malta e na travessa Maria Pinto Labiapari, pertences perdidos pela chuva dava a dimensão do estrago e prejuízo.

O sentimento comum era de revolta: a população, mais uma vez assistia a vida ser devastada pelo drama das enchentes.

Naldo mora na rua Mário de Salles Oliveira Malta há mais de vinte anos. Ele conta que a chuva deste domingo (17) foi muito rápida e intensa e que as famílias não conseguiram salvar nada.

“Foi uma chuva rápida e forte. Não deu tempo de socorrer nada. Só vi a água entrar na casa do pessoal com criança. A gente luta para conseguir alguma coisa [melhorias] faz uns 18 anos. E até agora, os governantes, os prefeitos e vereadores não tão nem aí pra nós”.

Falta de assistência

A principal reclamação das pessoas é da falta de assistência e apoio da Subprefeitura de Itaquera e São Miguel Paulista no dia seguinte à chuva forte que atingiu vários bairros das duas regiões.

“Sempre que chove, móveis, geladeiras, fogão. A gente perde tudo. Ninguém [da Subprefeitura de Itaquera] apareceu aqui. Eles nem ligam. Não respondem nada, não falam nada. Nós já fomos um monte de vez lá na subprefeita e ninguém resolve nada”, declarou.

A aposenta Cleuza mora na mesma rua Mário de Salles Oliveira Malta há 38 anos no bairro e conta que o drama é recorrente.

“Fizemos um mutirão dentro da minha casa para poder estar tirando a água. Dessa vez entrou muita água mesmo. Sempre entra, mas nunca desse jeito de agora. Dessa vez acabou com as minhas coisas tudo”, declarou.

O que diz a Prefeitura de SP

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) disse que deu início às obras de adequação do lago do Parque do Carmo, para aprimorar o funcionamento do sistema de drenagem da região e resolver os problemas de alagamento na área.

“A intervenção fará com que o lago passe a armazenar cerca de 36 mil m³ de água, o equivalente a quase 15 piscinas olímpicas, auxiliando no combate às cheias históricas do bairro. Outro importante reservatório será implantado no Parque Linear do Rio Verde. A licitação já foi publicada. O reservatório será construído no parque linear, e será fechado com uma laje, o que possibilitará a recomposição da área verde e dos equipamentos que existem atualmente no local. Se estendendo por uma área de 12 mil m², o novo reservatório poderá armazenar até 192 mil m³ de água, o equivalente à 77 piscinas olímpicas”, disse a pasta.

A SIURB também afirmou que homologou a contratação das obras de canalização do córrego Itaquera, que irão aumentar a sua capacidade de vazão, auxiliando no combate às enchentes que atingem a região, principalmente no período chuvoso. Os serviços devem ter início em breve.

“Para garantir a segurança dos munícipes, desde 2021, a SIURB finalizou 33 intervenções para contenção de riscos no distrito. Atualmente, sete obras estão em andamento. Os trabalhos contemplam a recuperação de margens de córregos, estabilização de taludes, e a recomposição de galerias de águas pluviais. As equipes de zeladoria da Subprefeitura Itaquera trabalham para mitigar os efeitos das fortes chuvas na região”, disse.

“Os serviços de coleta de entulho, limpeza e lavagem das vias já foram realizados nas Ruas Aveleiras, Maria Pinto Labiapari, Caio Alegre, Barão de Cacela e Margarida Cristina Baumann. Atualmente, as equipes estão se deslocando para executar os mesmos serviços na Rua Mário de Salles Oliveira Malta e nas vias do entorno”, declarou a pasta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here