Home Política Governo arranha a própria credibilidade ao mudar meta fiscal

Governo arranha a própria credibilidade ao mudar meta fiscal

384
0

O governo Lula tem feito debates internos para mudar a meta fiscal de zero para um déficit de 0,25% do PIB em 2024. Na semana passada, o presidente disse que “dificilmente chegaria a meta zero” no próximo ano, conforme havia sido prometido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias elaborado pelo próprio governo prevê “déficit zero” no ano que vem – ou seja, que o governo gaste exatamente o que arrecadar, sem criar dívida.

O Ministério da Fazenda de Haddad ainda defende uma meta fiscal zero, e argumenta que, antes de mudar oficialmente a proposta, é preciso checar se o Congresso Nacional irá aprovar as medidas que permitiram zerar o déficit público no próximo ano.

Para a economista Juliana Inhazs, flexibilizar a meta arranharia a credibilidade do governo e prejudicaria o investimento no Brasil.

“O governo perde credibilidade que tem tentado ganhar ao longo deste ano”, diz. “A gente tem que lembrar que o presidente Lula foi eleito em uma disputa acirrada. Então ele já não tem mais o apoio que ele tinha lá nos dois primeiros mandatos […] Mudar a meta agora faz com que essa credibilidade que o governo tem tentado construir desde o começo do ano fique abalada.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here