Home Política Lula diz que nova regra fiscal será divulgada após viagem à China

Lula diz que nova regra fiscal será divulgada após viagem à China

437
0

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que decidiu adiar o anúncio da proposta do novo arcabouço fiscal para o mês de abril, após o retorno da viagem oficial que fará à China no fim desta semana.

Lula disse ser contra a “pressa” do sistema financeiro sobre essas novas regras – que, se aprovadas pelo Congresso, vão substituir o atual teto de gastos como nova baliza para as despesas públicas.

"Por que eu decidi [não validar a proposta]? Porque é preciso discutir um pouco mais. A gente não tem que ter a pressa que algumas pessoas do setor financeiro querem. Eu vou fazer o marco fiscal, eu quero mostrar ao mundo que tenho responsabilidade", disse.

O presidente defendeu ainda que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteja no Brasil após o anúncio para debater o tema. Haddad também viajará à China.

“Eu falei para o Haddad: ‘olha, nós não temos que indicar o nosso modelo de marco fiscal agora. Nós vamos viajar para China, quando a gente voltar, Haddad, você reúne, sabe”, disse Lula.

"O Haddad não pode comunicar e sair. Haddad tem que anunciar e ficar aqui para debater, defender, dar entrevista, conversar. O que não dá é a gente avisar e ir embora", continuou.

As declarações foram dadas em uma entrevista ao vivo para o portal “Brasil 247”, transmitida pela internet. No mesmo compromisso, Lula também falou que vai “continuar batendo” no Banco Central para reduzir taxa básica de juros da economia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here