Home Política Lula diz que quer ‘recuperar’ relação com a África

Lula diz que quer ‘recuperar’ relação com a África

7389
0
Brasília (DF), 20/03/2023 - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante anúncio da retomada do programa Mais Médicos para o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma parada em Cabo Verde, e se reuniu com o presidente do país, José Maria Neves. Foi o primeiro compromisso de Lula na África neste terceiro mandato presidencial.

No retorno de uma viagem à Bélgica, o presidente brasileiro programou uma passagem relâmpago pelo país, arquipélago na costa africana que, assim como o Brasil, faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Lula e Neves fizeram uma declaração após o encontro. O político de Cabo Verde destacou o retorno do Brasil aos fóruns de discussão internacionais. Já o petista voltou a afirmar que, com seu retorno ao governo, pretende retomar a relação com os países da África.

“Nós queremos agora com minha volta à Presidência recuperar a boa e produtiva [relação] que o Brasil tinha com o continente africano”, disse Lula.

O presidente brasileiro assumiu o compromisso de retornar a Cabo Verde para uma visita de chefe de Estado, a fim de discutir a relação entre os países.

Lula também disse que planeja visitar uma série de nações da África, neste e no próximo ano, e que deseja abrir embaixadas em países da região sem esse tipo de representação.

Afirmou ainda que pretende ouvir especialistas para definir como o Brasil pode auxiliar países africanos. Ele citou áreas como educação, indústria e agricultura. O auxílio seria uma forma de “pagamento” pelo período em que africanos foram escravizados no Brasil.

“Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscinegação de índios, negros e europeus. E nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, afirmou Lula.

O petista pousou em Praia, capital de Cabo Verde, e programou a agenda com Neves no próprio aeroporto Nelson Mandela.

Celac-UE

Lula deixou participou da cúpula de líderes da União Europeia e de países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula concedeu entrevista antes de voar para Cabo Verde, na qual abordou, entre outros temas, o compromisso de zerar o desmatamento na Amazônia, os esforços para que Ucrânia e Rússia encerrem a guerra e as tratativas para reintegrar a Venezuela à comunidade internacional.

Durante a passagem por Bruxelas, Lula se reuniu com representantes do governo e da oposição venezuelanos.

Os presidentes Emmanuel Macron(França), Gustavo Petro (Colômbia) e Alberto Fernández (Argentina) também participaram do encontro que, ao final, resultou em um comunicado dos países.

No texto, os presidentes pediram que a Venezuela tenha eleições livres em 2024 e que, caso isso ocorra, as sanções internacionais sejam suspensas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here