Home Política Lula fará preparação para debate e terá simulação de xingamento

Lula fará preparação para debate e terá simulação de xingamento

4565
0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai iniciar já nesta sexta-feira a preparação para o debate organizado pela Band, TV Cultura, Folha de S. Paulo e UOL, que irá acontecer na noite de domingo (16). Será o primeiro embate direto com o presidente Jair Bolsonaro (PL) neste segundo turno. Lula já disse que irá participar só de mais um debate, o da TV Globo, no dia 28 de outubro, a dois dias das eleições.

A previsão é que Lula retorne a São Paulo, vindo do Recife, na tarde desta sexta. O trabalho voltado ao debate começa ainda nesta sexta, se estenderá pelo sábado e pelo domingo. Há uma possibilidade que Lula dê entrevista coletiva amanhã (15).

A preparação para o debate vai ser feita com os aliados mais próximos de Lula, como Geraldo Alckmin (do PSB, vice na chapa), Gleisi Hoffmann (presidente nacional do PT e coordenadora-geral da campanha), Aloizio Mercadante, Edinho Silva e Rui Falcão (coordenadores de comunicação). O marqueteiro Sidônio Palmeira e a equipe de comunicação de Lula também devem ajudar na preparação, assim como a mulher de Lula, Janja,

A campanha espera que Bolsonaro faça ataques abaixo da linha da cintura, com informações falsas e ofensas pessoais. O desafio é manter Lula calmo, mas sem deixar de responder o adversário de forma contundente. Um dos integrantes da campanha vai representar o papel de Bolsonaro, reproduzindo os xingamentos que devem vir do presidente.

A avaliação dos coordenadores da campanha é que, no primeiro turno, Lula teve um desempenho muito bom nas entrevistas para o Jornal Nacional, Programa do Ratinho e Canal Rural, mas que poderia ter ido melhor nos dois debates que participou, da Band e da TV Globo.

No debate da Band, o diagnóstico foi de que Lula estava apático e não foi incisivo ao rebater os ataques. Interlocutores da campanha, no entanto, avaliaram que o saldo não foi tão negativo porque, na ocasião, Bolsonaro agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães.

No debate da TV Globo, o entendimento é que Lula foi bem nos embates com Ciro Gomes e Bolsonaro, mas errou ao bater boca e cair nas provocações de Padre Kelmon.

Interlocutores dizem que o dado positivo dos debates no segundo turno para Lula é que ele terá mais tempo para responder às perguntas e menos concorrentes para enfrentar.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here