Home Política Minhocão volta a abrir para pedestres e ciclistas à noite de segunda...

Minhocão volta a abrir para pedestres e ciclistas à noite de segunda a sexta

784
0
DCIM100GOPROGOPR2521.

O Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão, na região Central da cidade de São Paulo, voltará a ser liberado como espaço de lazer para pedestres e ciclistas de segunda a sexta-feira, das 20h às 22h, a partir da próxima segunda-feira (6).

Além da reabertura à noite, a prefeitura vai ampliar o horário de funcionamento do local aos finais de semana. Já neste sábado (4) e domingo (5), o Minhocão ficará aberto das 7h às 22h.

Antes, o espaço estava disponível para atividades de lazer das 7h às 19h.

O uso do Elevado em dias úteis ficou suspenso por 20 meses por causa da crise sanitária no Município.
Histórico

Neste ano, o Minhocão completa 50 anos de inauguração. O viaduto foi inaugurado pelo então prefeito Paulo Maluf, em 25 de janeiro de 1971, como um dos “presentes” de aniversário que a cidade recebeu.

A proposta inicial foi planejada em 1968 para ligar a região central à zona oeste em um momento de profunda urbanização e expansão rodoviária do estado de São Paulo.

O projeto foi construído em menos de dois anos e, desde a sua inauguração, dividiu opiniões. Moradores de prédios próximos ao elevado se sentiram invadidos pela proximidade e reclamavam também do barulho.

Com o tempo, o espaço foi se transformando e hoje contempla três principais realidades: o Minhocão viário e dos moradores, o Parque Minhocão dos fins de semana e o Minhocão da parte de baixo com muitos estabelecimentos, um terminal e muitas famílias morando em barracas.
Lazer

Desde 2016 o elevado fecha aos fins de semana e se transforma no Parque Minhocão. Aos sábados e domingos, é possível encontrar pessoas tomando sol, correndo, fazendo exercícios e passeando com o cachorro.

Além disso, a prefeitura monta bancos e estruturas de madeira para que as pessoas possam se sentar e conviver no elevado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here