Home Política PT confirmará apoio a Boulos como candidato à Prefeitura de SP em...

PT confirmará apoio a Boulos como candidato à Prefeitura de SP em 2024

432
0

Em um evento com a presença da cúpula do PT na capital paulista, o Partido dos Trabalhadores vai formalizar neste sábado (5) o apoio da legenda ao deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) como candidato a prefeito nas eleições municipais de 2024. Com isso, o PT não lançará candidato cabeça de chapa para a prefeitura, o que nunca aconteceu na história do partido, segundo o presidente do Diretório Municipal da legenda, Laércio Ribeiro.

No acordo, o PT fará a indicação do candidato a vice na chapa. Petistas ouvidos disseram que a ideia, a partir de agora, é trabalhar com um nome que seja “a cara do PT em qualquer lugar da cidade, mas sem pressa”. A formalização da pré-candidatura de Boulos para a chapa PSOL-PT é considerada por integrantes dos dois partidos como o principal marco até o momento da campanha eleitoral de 2024.

O 5° Congresso dos Zonais ocorre nesta sexta-feira (4) e neste sábado (5) na sede do Sinsaúde, no bairro da Liberdade, e reunirá filiados e militantes para debater a organização partidária e tática eleitoral. Além de Boulos, participam do ato político a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), assim como vereadores e deputados.

Promessa de Lula

O apoio a Boulos foi declarado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e vinha sendo discutido dentro do partido há meses. Internamente, houve divergência sobre a indicação do deputado federal do PSOL. Uma das pessoas contrárias foi o deputado federal Jilmar Tatto, secretário de Comunicação do PT. Em entrevistas, ele havia declarado que o PT perdia com a aliança e reclamou da falta de apoio do PSOL à pautas importantes no Congresso.

O presidente do Diretório Municipal do partido, Laércio Ribeiro, afirma que as “arestas já foram aparadas” e que teve uma conversa com Tatto nesta semana. Para ele, a definição de Boulos ainda neste ano é importante para consolidar o projeto, mobilizar a militância e já discutir planos de ação para a cidade. “Nossa ideia é andar com o Boulos nas bases que o PT historicamente já tem relevância e protagonismo”, afirmou.

Tabuleiro

Além de Guilherme Boulos, outro nome cotado para as eleições de São Paulo é o da deputada Tabata Amaral (PSB). Já o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes(MDB), tem se colocado como opção de Centro e buscado reforçar o apoio de legendas com chances de lançar candidatos próprios, como PL e União Brasil.

O prefeito tem se aproximado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e há articulações para que ele migre para o PL ou tenha como vice alguém da legenda. Já o comando do partido na capital paulista também já declarou apoio a Nunes e tem cargos na gestão do atual prefeito.

Com a desistência do deputado federal Ricardo Salles (PL) para concorrer à Prefeitura de São Paulo em 2024, as indicações do senador Marcos Pontes (PL) e do deputado Kim Kataguiri (União Brasil) ganharam força como opções de candidatos de direita para a disputa.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here