Home Política Senado aprova 1ª embaixadora mulher do Brasil nos EUA

Senado aprova 1ª embaixadora mulher do Brasil nos EUA

317
0

O Senado aprovou a indicação de Maria Luiza Ribeiro Viotti para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. Foram 44 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

A aprovação oficializa a diplomata como a primeira mulher a chefiar a embaixada em Washington. Em janeiro, o nome dela já havia sido aprovado pelo governo americano.

A relatora da nomeação foi a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), que classificou a nomeação da chanceler como um “marco histórico para o Itamaraty”.

“Trata-se da primeira vez, na história da diplomacia pátria que uma mulher chefiará este cargo, fortalecendo os esforços para maior representatividade de gênero nos postos mais relevantes do serviço exterior brasileiro. Nesse sentido, saudamos esta indicação e esperamos que ela abra caminho para o incremento na participação feminina entre as embaixadas brasileiras mais estratégicas para o interesse nacional”, pontuou a parlamentar.

O último a chefiar a embaixada nos Estados Unidos foi Nestor Forster Júnior, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em janeiro, ele foi removido do cargo por decisão do ministro das Relações Exteriores do governo atual, Mauro Vieira.

Perfil

Maria Luiza Viotti, 69 anos, é mestre em Economia pela Universidade de Brasília. Há 47 anos no Itamaraty, chegou à função de ministra de primeira classe em 2006. Internacionalmente, se destacou pelos seguintes cargos:

  • ministra-conselheira na missão junto às Nações Unidas, Nova York (1999-2004);
  • embaixadora-representante permanente na missão junto às Nações Unidas (2007-2013);
  • chefe da delegação do Brasil no Conselho de Segurança da ONU (2010-2011);
  • presidente do Conselho de Segurança da ONU (2011);
  • embaixadora do Brasil na Alemanha (2013-2016);
  • chefe do gabinete Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres (2017-2022).

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here