Home Política Brasil reforça pedidos ao Egito por saída de brasileiros de Gaza

Brasil reforça pedidos ao Egito por saída de brasileiros de Gaza

316
0

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai reforçar a partir) os pedidos ao Egito para que brasileiros consigam sair da Faixa de Gaza. Os contatos serão feitos com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry.

Estrangeiros começaram a deixar a Faixa de Gaza) pela primeira vez desde o início do conflito entre Israel e o Hamas. Eles foram autorizados a sair do território após um acordo mediado pelo Catar com Israel, Egito e o Hamas – mas brasileiros ainda não estão nessa lista.

Antes da abertura da fronteira, o ministro Mauro Vieira já tinha falado com o chanceler egípcio quatro vezes, uma delas pessoalmente no Cairo, há cerca dez dias. “Agora, com a abertura da fronteira, vamos reforçar e vamos seguir insistindo até que eles possam sair”, disseram diplomatas .

De acordo com o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas, nenhum brasileiro foi colocado nesta primeira lista, que conta com quase 500 nomes. Os dados foram divulgados pela autoridade local de Gaza.

Candeas afirmou que na lista de saída de Gaza estão pessoas da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, pessoal da Cruz Vermelha e de ONGs. “Acredito que em breve novas listas serão publicadas, e espero que nossos brasileiros estejam nelas”, disse.

O Brasil vai reforçar as relações diplomáticas com o Egito na expectativa de que novas saídas sejam implementadas, após a abertura da fronteira nesta quarta-feira. Não há, ainda, informações sobre por quanto tempo a passagem ficará aberta.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here