Home Política Japão, maior importador de frango, retira embargo de importação

Japão, maior importador de frango, retira embargo de importação

541
0

O Japão, maior importador de carne de frango de Santa Catarina, retirou a suspensão sobre a importação da proteína anunciada em 17 de julho após a confirmação de um caso no estado de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) A informação foi publicada pelo governo estadual na noite de quinta-feira (18), um mês após a medida.

Segundo estado, em nota, conforme as normas sanitárias japonesas, após análise em até 28 dias, não sendo encontrada nenhuma irregularidade, o embargo é suspenso. Ainda assim, a retomada das vendas não é automática e depende do aval do Japão.

Em 2022, as exportações de frango, ovos e seus subprodutos para o país asiático renderam a Santa Catarina cerca de US$ 310,8 milhões. O valor equivale a 14,75% da receita total das exportações desses produtos.

Com o anúncio da suspensão em julho, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o governo de Santa Catarina iniciaram um trabalho com autoridades japoneses para discutir o caso.

Segundo o governo brasileiro, o caso identificado em Maracajá no Sul catarinense, não compromete o status do Brasil como país livre de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em função do estado não registrar nenhuma infecção em animais destinados à importação, apenas aves silvestres e de fundo de quintal.

O que é a H5N1?

O H5N1 é um subtipo do vírus Influenza que atinge, predominantemente, as aves. É menos comum em mamíferos e em humanos.

A Influenza Aviária foi diagnosticada pela primeira vez em aves em 1878, na Itália. Mas o H5N1 só foi isolado por cientistas mais de 100 anos depois, em 1996, em gansos na província de Guangdong, no sul da China.

Os vírus Influenza são divididos entre os de Baixa Patogenicidade (LPAI, leve) e os de Alta Patogenicidade (HPAI, grave):

  • Baixa Patogenicidade: atinge as aves de forma mais branda e, muitas vezes, de forma assintomática. A taxa de mortalidade das aves, neste caso, é baixa;
  • Alta Patogenicidade: a doença se manifesta de forma mais grave, é disseminada rapidamente entre as aves e tem um alto índice de mortalidade entre os animais.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here